sexta-feira, 22 de outubro de 2010

TJPE arrecada livros para a biblioteca de Palmares

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), através da Associação dos Cônjuges dos Magistrados de Pernambuco (Acmepe), está iniciando uma campanha de arrecadação de livros para a Biblioteca Fenelon Barreto Municipal de Palmares. A biblioteca teve seu acervo destruído pelas fortes chuvas que atingiram o município em junho deste ano. A arrecadação segue até dia 17 de novembro na Acmepe e Fórum do Recife. Estão colaborando como parceiros na campanha a Editora Saraiva e as livrarias Jaqueira e Saraiva.


De acordo com a presidente da Acmepe, Juliana Lemos, “a arrecadação de livros é importante para o processo de reestruturação cultural de Palmares.” As doações podem ser de qualquer tipo de publicação. Contudo, são consideradas prioridades no momento os livros de gramática, português, matemática, inglês, dicionários, física, química e biologia. Também são importantes livros de Direito, Contabilidade, Administração, Literatura Brasileira, romance, ficção e enciclopédias Barsa atualizadas.

A iniciativa para a campanha de doação de livros partiu da juíza Maria do Rosário Monteiro Pimentel de Souza, da comarca de Igarassu. Nascida em Palmares, a magistrada se sensibilizou com a tragédia ocorrida naquele município. Auxiliada por sua filha, Charlane Monteiro, realizou uma doação de mais 200 livros para a biblioteca e entrou em contato com livrarias da Capital, solicitando parcerias para a campanha.

A Biblioteca possuía um acervo com mais de nove mil títulos. Entre eles, obras raras e enciclopédias, livros didáticos, revistas, jornais antigos, pastas com acervo fotográfico histórico de Palmares. Os estragos decorrentes das chuvas atingiram a totalidade do acervo.

Tradição Cultural

Fundada em 02 de outubro de 1882 com o nome de Clube Literário dos Palmares, a Biblioteca de Palmares foi ponto de encontros de artistas, intelectuais, senhores de engenho daquela região. Já foi visitada por nomes ilustres como o conde D`Eu (esposo da Princesa Isabel), o jurista Clóvis Bevilácqua, o abolicionista Joaquim Nabuco, entre outros. No ano de 1968 foi oficializada como Biblioteca Pública Municipal Fenelon Barreto em homenagem ao professor guarda-livros, teatrólogo e poeta.

As doações também podem ser entregues diretamente na sede da biblioteca na Rua Fenelon Ferreira, s/n, Centro. Outras informações em Recife através dos números (81) 3419-3537/3553. Em Palmares, contato através do número (81) 9704-0118 ou pelos e-mails silvaleria@hotmail.com e blibliotecafenelonbarretopalmares@hotmail.com.

A entrega dos materiais arrecadados está prevista para ser realizada no dia 18 de novembro. O serviço de transporte do TJPE está dando o suporte no envio dos livros arrecadados à biblioteca de Palmares.


Pontos de Coleta

- Acmepe: Edifício Paula Batista. Rua doutor Moacir Baracho, 207, bairro de Santo Antônio. Durante turno da manhã e tarde.
- Fórum Rodolfo Aureliano: Ilha de Joana Bezerra, durante a tarde.
-Julita & Paulo Hair Studio: Boa Viagem, na Rua Carlos Pereira Falcão,111.
- Academia HI: Tamarineira, na Estrada do Arraial, 2262.


............................................
José Santana | Ascom TJPE


0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.

Promovva Comunicação Estratégica