terça-feira, 30 de novembro de 2010

Núcleo de Mediação Comunitária será inaugurado na Barra do Ceará

Segundo o promotor de Justiça Edson Landim, o Núcleo de Mediação da Barra do Ceará será o sétimo do Programa Núcleos de Mediação do Ceará em funcionamento e a meta é chegar a dez núcleos até o final de 2011

O Ministério Público do Estado do Ceará, inaugura no próximo dia 10, às 16 horas, o Núcleo de Mediação Comunitária da Barra do Ceará. Segundo o promotor de Justiça Edson Landim, o Núcleo de Mediação da Barra do Ceará será o sétimo do Programa Núcleos de Mediação do Ceará em funcionamento e a meta é chegar a dez núcleos até o final de 2011. Já se encontram em plena atuação outros seis, sendo quatro em Fortaleza nos seguintes bairros: Pirambu, Parangaba, Jurema, Messejana; um em Pacatuba e outro em Russas.


A mediação comunitária ajuda a promover o desafogamento do Sistema Judicial tradicional, tendo a própria comunidade como protagonista da resolução das questões, em um sistema chamado de autocomposição. A supervisora do Núcleo da Barra, Jucileide Cronemberger, ressalta o interesse da comunidade da Barra do Ceará em relação ao Núcleo: “Sinto que a comunidade está muito curiosa, porque existe uma natural abertura no bairro para essas iniciativas comunitárias” – enfatiza.



De acordo com o levantamento estatístico atualizado dos Núcleos de Mediação, a maior parte das mediações (22%) são relacionadas a pensão alimentícia, seguida de cobrança de dívida (18%) e conflito familiar (16%). Também são muito comuns conflitos entre vizinhos e questões envolvendo calúnia, injúria e difamação.


0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.

Promovva Comunicação Estratégica