terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Instituições do setor criam Câmara de Conciliação e Mediação dos Caminhoneiros


A Gristec (Associação Brasileira das Empresas de Gerenciamento de Riscos e de Tecnologia de Rastreamento e Monitoramento), em parceria com o Sindicato dos Transportes Rodoviários Autônomos de Bens do Estado de São Paulo e a Federação dos Transportadores Rodoviários Autônomos de Bens do Estado de São Paulo, tornou possível a criação da Câmara de Conciliação e Mediação dos Caminhoneiros, órgão que une caminhoneiros e gerenciadoras de riscos.


A iniciativa trará solução às pendências e dúvidas entre os caminhoneiros autônomos, agregados e empregados CLT e as gerenciadoras de riscos participantes, no que se refere à análise dos perfis operacionais desses trabalhadores.

Antes da criação da Câmara de Conciliação, não havia um canal de comunicação entre os motoristas e as empresas gerenciadoras de riscos, dificultando o diálogo entre as partes. A Câmara passará a intermediar questões, esclarecendo dúvidas entre o Sindicato dos Caminhoneiros, representantes destes profissionais, e as gerenciadoras de riscos.

A Câmara faz parte da proposta de Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta (TAC) protocolado pelas entidades de caminhoneiros e das gerenciadoras de riscos junto ao Ministério Público do Trabalho de São Paulo. Este TAC prevê a não utilização de informações sócio-econômicas pelas gerenciadoras de riscos na elaboração dos perfis profissionais dos transportadores e dos veículos e limita a utilização de informações criminais a apenas alguns tipos de crimes, mesmo assim, somente após o trânsito em julgado da sentença condenatória.

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.

Promovva Comunicação Estratégica