terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Boa notícia. Advogados pernambucanos estão livres do paletó e gravata

Entrou em vigor nesta terça-feira, a nova resolução da OAB-PE que desobriga os advogados de todo o Estado a usarem paletó e gravata no seu cotidiano profissional.

A resolução mostra a preocupação da entidade com o transtorno que a obrigação do paletó e gravata gera para os advogados pernambucanos, principalmente, com o aumento do calor nos últimos anos.

De acordo com a própria Lei Federal 8.906/94 (Estatuto da Advocacia e da OAB), cabe aos conselhos seccionais da OABs estabelecer com exclusividade, critérios para o traje dos advogados, no exercício profissional.

Além da previsão estatutária, o Conselho Nacional de Justiça também reconheceu, em decisão de fevereiro de 2010, que essa competência é exclusiva das seccionais da Ordem.

“Desde o final do ano passado, essa matéria estava sendo estudada pela Seccional pernambucana. A resolução foi votada e aprovada ontem, na primeira sessão ordinária do ano do Conselho Seccional. Acho que atendemos a um pleito importante da advocacia de nosso Estado”, afirma o presidente da OAB-PE, Henrique Mariano.

A resolução faculta aos advogados que, em qualquer situação de exercício profissional, o terno pode ser substituído por a utilização de camisa social, calça social e sapato social como traje.

“Ressalto, ainda, que não estamos propondo abolir o uso do termo e da gravata. A resolução aprovada é no sentido de facultar ao advogado o uso de traje social, em razão do enorme desconforto que o nosso clima causa no uso diário do terno” , destaca o Presidente Henrique Mariano.

A resolução também é clara quanto à proibição de uso de roupas como bermudas, camiseta regata, jeans esportivo, tênis, chinelos, entre outros.

“Os advogados que optarem por não usar ternos ou similares deverão se apresentar com vestimenta condizente com o decoro exigido para o exercício profissional”, conclui Mariano.


Disponível em: http://jc3.uol.com.br/blogs/blogjamildo/canais/noticias/2011/02/22/boa_noticia_advogados_pernambucanos_estao_livres_do_paleto_e_gravata_92920.php

1 comentários:

CONFERENCISTA RICARDO RIBEIRO disse...

Excelentíssima Dra. Natália, que a Paz de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo permeie vosso ser e família.

Quero parabenizá-la pelo Blog profícuo e desejar-lhe prosperidade no mundo virtual da blogosfera e além dela. Tenho saudades da época do Judiciário ai em minha terra natal, no Gabinete do Des. Corregedor Geral Dr. Francisco de Sá Sampaio. Bons tempos.

Gostaria de pedir-lhe um favor, já que descobri que é assessora de um grande amigo de escola, o Jardeval de Lima, Informá-lo que enviei contato para ele e preciso de sua resposta com urgência.

Grato pelo favor, reitero votos de estima e mais elevada consideração, subscreve,

Capelão Ricardo Ribeiro
Conferencista e Membro-Procurador
da UNIPAS - União Internacional de Pastores e Capelães Voluntários, New Jersey/USA.

Obs: Já ia esquecendo, tenha cuidado com sua moto Shadow 600, rs, rs, vá de vagar...Abraço.

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.

Promovva Comunicação Estratégica